Xis calabresa caseiro: uma delícia fácil de fazer
Você já experimentou xis calabresa? Se não, você está perdendo uma das receitas mais saborosas e práticas da culinária brasileira. O xis calabresa é um sanduíche recheado com queijo, presunto, alface, tomate, maionese e, claro, calabresa.
É uma ótima opção para um lanche rápido, um jantar informal ou até mesmo um café da manhã reforçado. Neste artigo, você vai aprender o que é o xis calabresa, como fazer a receita em casa e qual é a origem dessa delícia. Além disso, você vai descobrir dois acompanhamentos que combinam perfeitamente com o xis calabresa. Vamos lá?
O que é o xis calabresa e por que ele é tão bom?
O xis calabresa é um tipo de sanduíche típico do sul do Brasil, especialmente do estado do Rio Grande do Sul. O nome xis vem da pronúncia da letra X em português, que é a forma como os gaúchos chamam o pão usado na receita.
O pão é cortado ao meio e recheado com diversos ingredientes, sendo a calabresa o principal deles. A calabresa é uma linguiça defumada feita de carne suína e temperada com alho, sal e pimenta. Ela é cortada em rodelas e frita na frigideira ou na chapa, ficando crocante e suculenta.
O xis calabresa também leva queijo mussarela, presunto, alface, tomate e maionese, que dão um toque cremoso e refrescante ao sanduíche. O resultado é um lanche delicioso, que satisfaz o paladar e a fome.
O xis calabresa é tão bom porque combina sabores, texturas e cores que se harmonizam entre si. Além disso, é uma receita fácil de fazer, que não requer muitos ingredientes ou utensílios. Você pode preparar o xis calabresa em poucos minutos, usando apenas uma frigideira, uma faca e uma tábua.
O xis calabresa é também uma receita versátil, que pode ser adaptada ao seu gosto. Você pode variar o tipo de pão, de queijo, de linguiça e de salada, ou acrescentar outros ingredientes, como ovo, bacon, milho, ervilha, azeitona, etc. O importante é que o xis calabresa seja bem recheado e bem quente.
Como fazer o xis calabresa caseiro?
Para fazer o xis calabresa caseiro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 4 pães de xis (ou pães de hambúrguer, de cachorro-quente, de leite, etc.)
- 4 fatias de queijo mussarela
- 4 fatias de presunto
- 1/2 alface picada
- 2 tomates fatiados
- Maionese a gosto
- 200 g de linguiça calabresa em rodelas
- Óleo para fritar
O modo de preparo é simples:
- Aqueça uma frigideira com um pouco de óleo e frite as rodelas de calabresa até que fiquem douradas e crocantes. Reserve em um prato com papel toalha para escorrer o excesso de gordura.
- Corte os pães ao meio e passe maionese nas duas partes. Coloque uma fatia de queijo e uma de presunto sobre cada parte inferior dos pães.
- Leve os pães ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 minutos, ou até que o queijo derreta.
- Retire os pães do forno e monte os sanduíches, colocando a alface, o tomate e a calabresa sobre o queijo. Feche os sanduíches com as partes superiores dos pães e sirva em seguida.
Qual é a história do xis calabresa?
O xis calabresa é uma receita que surgiu no Rio Grande do Sul, mas que tem influências de outras culturas. A origem do xis está relacionada com a chegada dos imigrantes italianos ao sul do Brasil, no final do século XIX. Eles trouxeram consigo a tradição de fazer pães e linguiças, que se tornaram populares na região. A linguiça calabresa, por exemplo, é originária da região da Calábria, no sul da Itália, e foi adaptada ao paladar brasileiro.
O xis também tem uma ligação com o chivito, um sanduíche típico do Uruguai, que leva carne, queijo, presunto, alface, tomate, maionese e ovo. O chivito foi criado em 1946, em um restaurante de Punta del Este, por um cozinheiro que atendeu ao pedido de uma cliente argentina, que queria comer um chivito (cabra em espanhol).
Como não havia carne de cabra, ele improvisou um sanduíche com carne bovina e outros ingredientes. O chivito fez sucesso e se espalhou pelo Uruguai e pela Argentina, chegando ao Rio Grande do Sul, onde foi adaptado com o pão de xis e a linguiça calabresa.
O xis calabresa, portanto, é uma receita que representa a mistura de culturas e sabores que caracteriza a gastronomia gaúcha. É um sanduíche que agrada a todos os gostos e que pode ser encontrado em diversas lanchonetes e restaurantes do estado.
Quais são os melhores acompanhamentos para o xis calabresa?
O xis calabresa é um lanche completo, que pode ser consumido sozinho ou acompanhado de uma bebida gelada. Mas se você quiser incrementar o seu xis calabresa, existem alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ele. Veja duas sugestões:
- Batata frita: a batata frita é um clássico que não pode faltar em um lanche. Ela é crocante, salgada e vai bem com qualquer tipo de sanduíche. Você pode fazer a batata frita em casa, cortando as batatas em palitos e fritando-as em óleo quente, ou comprar as batatas congeladas, que são mais práticas. Tempere as batatas com sal e sirva com ketchup, mostarda ou maionese.
- Salada de repolho: a salada de repolho é uma opção leve e refrescante, que contrasta com o sabor forte da calabresa. Ela é fácil de fazer, basta ralar o repolho e misturar com cenoura ralada, maionese, vinagre, sal e pimenta. Deixe a salada na geladeira por algumas horas para pegar o gosto e sirva com o xis calabresa.
Conclusão
O xis calabresa é um sanduíche delicioso, que você pode fazer em casa de forma rápida e fácil. Ele é feito com pão, queijo, presunto, alface, tomate, maionese e calabresa frita, e tem um sabor incrível.
O xis calabresa é uma receita típica do Rio Grande do Sul, que tem influências italianas e uruguaias, e que representa a diversidade da culinária gaúcha. Você pode acompanhar o xis calabresa com batata frita, salada de repolho ou outro acompanhamento de sua preferência.
Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido como fazer o xis calabresa caseiro. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em responder. Obrigado pela leitura e bom apetite!