Massa Fresca de Tagliatelle com Molho de Tomate Caseiro
Você já experimentou fazer a sua própria massa fresca em casa? Se não, você está perdendo uma oportunidade de saborear um prato delicioso, saudável e fácil de preparar.
Neste artigo, você vai aprender como fazer massa fresca de tagliatelle com molho de tomate caseiro, uma receita tradicional da culinária italiana que vai surpreender o seu paladar.
O que é massa fresca de tagliatelle com molho de tomate caseiro?
Massa fresca de tagliatelle é um tipo de macarrão longo e achatado, feito com farinha de trigo, ovos e sal. O seu nome vem do italiano “tagliare”, que significa cortar, pois a massa é cortada em tiras finas depois de aberta com um rolo.
O tagliatelle é uma massa versátil, que pode ser servida com diversos tipos de molhos, mas um dos mais clássicos é o molho de tomate caseiro, feito com tomates frescos, alho, cebola, manjericão e azeite. O molho de tomate caseiro é mais saboroso, nutritivo e natural do que o molho industrializado, e combina perfeitamente com o tagliatelle.
Como fazer massa fresca de tagliatelle com molho de tomate caseiro?
Para fazer massa fresca de tagliatelle com molho de tomate caseiro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para a massa:
- 300 g de farinha de trigo
- 3 ovos
- 1 colher de chá de sal
- Para o molho:
- 500 g de tomates maduros
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola pequena picada
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Folhas de manjericão fresco a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Para a massa:
- Em uma tigela, misture a farinha e o sal. Faça um buraco no centro e adicione os ovos. Com um garfo, bata os ovos e incorpore a farinha aos poucos, até formar uma massa homogênea.
- Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 10 minutos, até ficar lisa e elástica. Se a massa estiver muito seca, adicione um pouco de água. Se estiver muito úmida, adicione mais farinha.
- Cubra a massa com um pano úmido e deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente.
- Divida a massa em quatro partes iguais. Com um rolo, abra cada parte em uma folha fina e retangular, de cerca de 2 mm de espessura. Polvilhe farinha sobre a folha e dobre-a em três partes, como um envelope. Corte a massa em tiras de cerca de 1 cm de largura, desdobrando-as em seguida. Repita o processo com as outras partes da massa.
- Coloque o tagliatelle em uma assadeira enfarinhada e reserve.
- Para o molho:
- Lave os tomates e corte-os em quatro partes. Retire as sementes e pique-os em pedaços pequenos.
- Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio. Refogue o alho e a cebola por cerca de 5 minutos, até ficarem macios e dourados. Adicione os tomates, o sal, a pimenta e o manjericão. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de 20 minutos, até o molho engrossar e reduzir.
- Em uma panela grande, ferva água com sal. Cozinhe o tagliatelle por cerca de 3 minutos, ou até ficar al dente. Escorra a massa e transfira-a para uma travessa. Cubra com o molho de tomate e sirva em seguida.
Qual é a origem dessa receita?
A massa fresca de tagliatelle com molho de tomate caseiro é uma receita típica da região da Emília-Romanha, no norte da Itália. Essa região é famosa pela sua gastronomia rica e variada, que inclui queijos, embutidos, massas e molhos.
O tagliatelle é uma das massas mais antigas e populares da Emília-Romanha, e há várias lendas sobre a sua origem. Uma delas conta que o tagliatelle foi inventado em 1487, por um cozinheiro que se inspirou nos cabelos loiros e sedosos de Lucrezia Borgia, a filha do papa Alexandre VI, que estava hospedada em Bolonha.
Outra lenda diz que o tagliatelle foi criado em 1530, por um cozinheiro que quis homenagear a beleza de Isabella d’Este, a esposa do duque de Ferrara. Seja qual for a verdade, o fato é que o tagliatelle é uma massa deliciosa e versátil, que pode ser apreciada com diversos molhos, sendo o de tomate um dos mais simples e saborosos.
Quais são os acompanhamentos para essa receita?
A massa fresca de tagliatelle com molho de tomate caseiro é um prato completo e nutritivo, que pode ser servido como prato principal ou como entrada. No entanto, se você quiser incrementar a sua refeição, pode acompanhar a massa com alguns ingredientes que vão realçar o seu sabor e textura. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos para essa receita:
- Queijo parmesão ralado: O queijo parmesão é um queijo duro e salgado, feito com leite de vaca, que é muito usado na culinária italiana. Ele tem um sabor forte e marcante, que combina muito bem com o molho de tomate e o tagliatelle. Você pode ralar o queijo na hora e polvilhar sobre a massa, ou servir à parte, para que cada um se sirva à vontade.
- Salada verde: Uma salada verde é uma ótima opção para acompanhar a massa fresca de tagliatelle com molho de tomate caseiro, pois ela traz frescor, crocância e leveza ao prato. Você pode usar as folhas verdes de sua preferência, como alface, rúcula, agrião, espinafre ou couve. Você também pode adicionar outros ingredientes à salada, como tomates cereja, cenoura ralada, pepino, azeitonas, nozes ou queijo feta. Para temperar a salada, você pode usar um molho simples de azeite, vinagre, sal e pimenta, ou um molho mais elaborado, como mostarda, mel, iogurte ou maionese.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer massa fresca de tagliatelle com molho de tomate caseiro, uma receita tradicional da culinária italiana que vai encantar o seu paladar. Você viu como é fácil e divertido fazer a sua própria massa em casa, usando apenas farinha, ovos e sal.
Você também viu como é simples e rápido fazer um molho de tomate caseiro, usando tomates frescos, alho, cebola, manjericão e azeite. Você ainda conheceu a origem e as lendas por trás dessa receita, e algumas sugestões de acompanhamentos para tornar a sua refeição ainda mais saborosa.
Espero que você tenha gostado deste artigo, e que se inspire a fazer essa receita em casa. Se você fizer, não se esqueça de deixar um comentário abaixo, contando como ficou o seu tagliatelle, e se você gostou do resultado. Também fique à vontade para fazer sugestões, críticas ou elogios. O seu feedback é muito importante para mim. Obrigado pela sua atenção, e até a próxima!