Coxinha de Frango Crocante
Você já experimentou coxinha de frango crocante? Se não, você está perdendo uma das melhores iguarias da culinária brasileira. Neste artigo, você vai aprender o que é coxinha de frango, por que ela é tão apreciada, como fazer a receita em casa, e qual a origem desse salgado tão saboroso.
Além disso, você vai descobrir duas sugestões de acompanhamentos que vão deixar a sua coxinha ainda mais irresistível. Ficou com água na boca? Então continue lendo e prepare-se para se deliciar!
O que é coxinha de frango e por que ela é tão popular?
Coxinha de frango é um salgado frito, em forma de coxa de frango, recheado com frango desfiado e temperado, e coberto com uma massa de farinha de trigo e batata. A coxinha é uma das receitas mais tradicionais e queridas do Brasil, sendo encontrada em praticamente todas as padarias, lanchonetes e festas do país. Ela é consumida tanto como lanche, quanto como refeição, e pode ser servida quente ou fria.
Mas por que a coxinha de frango é tão popular? Existem várias razões para isso, mas podemos destacar algumas:
- A coxinha de frango é fácil de fazer, com ingredientes simples e acessíveis.
- A coxinha de frango é versátil, podendo ser adaptada ao gosto de cada um, com diferentes recheios, tamanhos e formatos.
- A coxinha de frango é deliciosa, com uma casquinha crocante e um recheio suculento e saboroso.
- A coxinha de frango é uma ótima opção para aproveitar as sobras de frango, evitando o desperdício de alimentos.
- A coxinha de frango é um símbolo da cultura e da identidade brasileira, representando a diversidade e a criatividade do povo.
Como fazer coxinha de frango crocante em casa?
Se você ficou com vontade de experimentar ou de fazer a sua própria coxinha de frango crocante em casa, siga os passos abaixo e surpreenda-se com o resultado. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para o recheio:
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
- 1/4 de xícara (chá) de requeijão cremoso
- Para a massa:
- 4 xícaras (chá) de água
- 2 cubos de caldo de galinha
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 batatas médias cozidas e amassadas
- Sal a gosto
- Para empanar e fritar:
- 2 ovos batidos
- Farinha de rosca
- Óleo para fritar
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourarem. Junte o frango desfiado e tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente o requeijão e mexa até incorporar. Reserve.
- Em outra panela, leve ao fogo a água e os cubos de caldo de galinha, até dissolverem. Adicione a farinha de trigo, a manteiga, as batatas e o sal, e mexa vigorosamente, até formar uma massa homogênea e que solte do fundo da panela. Transfira a massa para uma superfície lisa e untada, e deixe esfriar um pouco.
- Pegue porções da massa e modele em forma de coxinha, abrindo uma cavidade no centro. Recheie com o frango e feche bem, modelando a ponta. Repita o processo até acabar a massa e o recheio.
- Passe as coxinhas pelos ovos batidos e pela farinha de rosca, empanando bem. Frite em óleo quente, aos poucos, até dourarem. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida ou guarde na geladeira.
Qual a origem da coxinha de frango?
A coxinha de frango é uma receita tipicamente brasileira, mas existem várias versões sobre a sua origem. Uma das mais conhecidas é a de que a coxinha surgiu no século XIX, na fazenda do imperador Dom Pedro II, em São Paulo. Segundo essa história, o filho do imperador, o príncipe Dom Pedro, era muito fã de coxas de frango, e as comia todos os dias.
Um dia, as cozinheiras da fazenda perceberam que não havia coxas suficientes para o príncipe, e tiveram a ideia de desfiar o frango e envolvê-lo em uma massa, dando-lhe o formato de coxa. O príncipe adorou a invenção, e a coxinha se tornou um sucesso entre a corte e o povo.
Outra versão diz que a coxinha foi criada por imigrantes italianos, que adaptaram uma receita de croquete de frango, típica da Itália, usando a massa de farinha de trigo e batata, que era mais barata e fácil de encontrar no Brasil. Essa versão também afirma que a coxinha ganhou o formato de coxa por uma questão de praticidade, pois assim era mais fácil de segurar e comer.
Independentemente da sua origem, a coxinha de frango se espalhou pelo Brasil e se tornou um dos salgados mais populares e apreciados do país, sendo considerada um patrimônio cultural e gastronômico brasileiro.
Quais são os melhores acompanhamentos para a coxinha de frango?
A coxinha de frango já é uma delícia por si só, mas se você quiser incrementar o seu lanche ou a sua refeição, pode experimentar alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ela. Aqui vão duas sugestões:
- Molho de pimenta: se você gosta de um toque picante, pode preparar um molho de pimenta caseiro, usando pimentas frescas ou em conserva, vinagre, alho, sal e açúcar. Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo para engrossar. Sirva o molho em um recipiente à parte, e mergulhe a coxinha nele antes de morder. Cuidado para não exagerar na pimenta, pois ela pode ser muito forte.
- Salada de repolho: se você prefere um acompanhamento mais leve e refrescante, pode fazer uma salada de repolho, usando repolho roxo ou verde, cenoura ralada, maionese, iogurte natural, suco de limão, sal e pimenta. Misture tudo em uma tigela e leve à geladeira para gelar. Sirva a salada em um prato ao lado da coxinha, e aproveite a combinação de sabores e texturas.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu o que é coxinha de frango, por que ela é tão popular, como fazer a receita em casa, e qual a origem desse salgado tão saboroso. Você também descobriu duas sugestões de acompanhamentos que vão deixar a sua coxinha ainda mais irresistível.
Agora que você sabe tudo sobre coxinha de frango, que tal colocar a mão na massa e preparar essa delícia para você e sua família? Você vai ver como é fácil, divertido e gostoso fazer coxinha de frango crocante em casa.
E não se esqueça de deixar um comentário abaixo, contando o que achou do artigo e da receita, e se você tem alguma dica ou sugestão para melhorar. Aproveite cada mordida dessa iguaria e compartilhe o sabor com quem você ama. Que sua cozinha seja sempre um lugar de amor, criatividade e bons momentos à mesa!