Bebidas Natalinas: Coquetéis e Mocktails para Brindar a Temporada
O Natal é uma época de celebração, alegria e união. E nada melhor do que brindar com uma bebida deliciosa e refrescante, que combine com o clima festivo e o paladar dos convidados.
Neste artigo, você vai aprender como preparar dois tipos de bebidas natalinas: os coquetéis e os mocktails. Os coquetéis são bebidas alcoólicas, que podem levar diferentes tipos de destilados, licores, frutas e especiarias.
Os mocktails são bebidas sem álcool, que imitam os coquetéis, mas com ingredientes mais leves e saudáveis. Ambos são ótimas opções para servir em uma festa de Natal, e podem agradar a todos os gostos e idades.
O que são coquetéis e mocktails?
Coquetéis são bebidas mistas, que levam pelo menos um tipo de álcool e outros ingredientes, como sucos, refrigerantes, xaropes, açúcar, gelo, etc. Eles podem ser servidos em copos, taças ou canecas, e decorados com frutas, ervas, canudos, guarda-chuvas, etc.
Os coquetéis podem ter origens e nomes diferentes, dependendo dos ingredientes e da forma de preparo. Alguns exemplos de coquetéis famosos são: caipirinha, mojito, margarita, martini, cosmopolitan, etc.
Mocktails são bebidas que imitam os coquetéis, mas sem levar álcool. Eles são feitos com ingredientes como água, sucos, chás, leites, xaropes, mel, etc. Eles também podem ser servidos em copos, taças ou canecas, e decorados com frutas, ervas, canudos, etc.
Os mocktails são ideais para quem não pode ou não quer consumir álcool, como crianças, gestantes, motoristas, etc. Alguns exemplos de mocktails famosos são: virgin mojito, virgin margarita, virgin piña colada, etc.
Como fazer um coquetel natalino: Ponche de Frutas Vermelhas
Uma receita de coquetel natalino que é fácil de fazer e que fica muito saborosa é o ponche de frutas vermelhas. Ele leva vinho tinto, suco de laranja, suco de limão, açúcar, cravo, canela, noz-moscada, frutas vermelhas (morango, framboesa, amora, cereja, etc.) e água com gás. Veja como fazer:
- Em uma panela, coloque o vinho tinto, o suco de laranja, o suco de limão, o açúcar, o cravo, a canela e a noz-moscada. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando.
- Desligue o fogo e coe a mistura, descartando os sólidos. Transfira para uma jarra ou uma poncheira e deixe esfriar.
- Adicione as frutas vermelhas picadas e a água com gás. Misture bem e leve à geladeira até gelar.
- Sirva em copos ou taças, decorando com mais frutas vermelhas e folhas de hortelã.
Como fazer um mocktail natalino: Sangria sem Álcool
Uma receita de mocktail natalino que é simples de fazer e que fica muito refrescante é a sangria sem álcool. Ela leva suco de uva, suco de laranja, suco de limão, açúcar, água, frutas (laranja, limão, maçã, pêssego, etc.) e água com gás. Veja como fazer:
- Em uma jarra ou uma poncheira, coloque o suco de uva, o suco de laranja, o suco de limão, o açúcar e a água. Misture bem até dissolver o açúcar.
- Adicione as frutas cortadas em pedaços pequenos e a água com gás. Misture bem e leve à geladeira até gelar.
- Sirva em copos ou taças, decorando com mais frutas e folhas de hortelã.
A origem das bebidas natalinas
As bebidas natalinas têm uma história antiga e variada, que remonta aos tempos medievais. Na Europa, era comum servir bebidas quentes e aromatizadas com especiarias, como o vinho quente, o hidromel, o cidra e o eggnog, para aquecer os convidados e celebrar as festas de inverno. Essas bebidas também tinham um significado simbólico, pois representavam a abundância, a fertilidade e a prosperidade.
Com o passar dos séculos, as bebidas natalinas foram se adaptando aos costumes e às preferências de cada país e região. Por exemplo, na Espanha e na América Latina, é comum servir a sangria, uma bebida feita com vinho tinto, frutas e açúcar. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, é popular o ponche, uma bebida feita com vinho, suco de frutas, especiarias e água com gás. Na Alemanha e na Escandinávia, é típico o glühwein, um vinho quente com especiarias e frutas secas.
Hoje em dia, existem muitas receitas e variações de bebidas natalinas, que podem ser alcoólicas ou não, quentes ou frias, doces ou amargas, etc. O importante é escolher a que mais agrada ao seu paladar e ao seu estilo de vida, e brindar com alegria e gratidão.
Acompanhamentos para as bebidas natalinas
As bebidas natalinas podem ser servidas sozinhas ou acompanhadas de petiscos, salgados ou doces, que combinem com o sabor e a textura das mesmas. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos para as bebidas natalinas:
- Queijo brie com geleia de frutas vermelhas: esse é um aperitivo simples e sofisticado, que harmoniza bem com o ponche de frutas vermelhas. Basta cortar o queijo brie em fatias e colocar sobre torradas ou biscoitos. Depois, coloque uma colher de geleia de frutas vermelhas sobre cada fatia de queijo. Você pode usar a geleia de sua preferência, como morango, framboesa, amora, etc.
- Biscoitos de gengibre: esses são uns docinhos tradicionais do Natal, que combinam bem com a sangria sem álcool. Eles são feitos com farinha, manteiga, açúcar, mel, ovos, gengibre, canela, cravo e bicarbonato de sódio. Depois de assados, eles podem ser decorados com glacê, confeitos, chocolate, etc. Você pode cortá-los em formatos variados, como estrelas, árvores, bonecos, etc.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como preparar duas receitas de bebidas natalinas: o ponche de frutas vermelhas, um coquetel alcoólico, e a sangria sem álcool, um mocktail. Você também conheceu um pouco da origem e da história dessas bebidas, e duas sugestões de acompanhamentos para servir com elas.
Esperamos que você tenha gostado e que possa experimentar essas receitas em sua festa de Natal. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou. Feliz Natal e um brinde à vida!