Como Preparar um Peru Suculento: Dicas Infalíveis
O peru é um dos pratos mais tradicionais e saborosos das festas de fim de ano. Mas como fazer para que ele fique macio, úmido e dourado, sem ressecar ou queimar?
Neste artigo, vamos te ensinar algumas dicas infalíveis para preparar um peru suculento e delicioso, que vai impressionar a sua família e os seus convidados. Acompanhe!
O que é o peru e por que ele é tão apreciado?
O peru é uma ave de grande porte, originária da América do Norte, que pode pesar até 20 quilos. A sua carne é rica em proteínas, vitaminas do complexo B, ferro e zinco, além de ter baixo teor de gordura e colesterol.
O peru é consumido em vários países do mundo, especialmente em datas comemorativas, como o Natal e o Dia de Ação de Graças. O peru tem um sabor suave e delicado, que combina bem com diversos temperos e molhos.
Além disso, ele rende bastante, podendo servir até 20 pessoas, dependendo do tamanho. Por isso, ele é uma ótima opção para as refeições em família ou com amigos.
Como fazer a receita de peru suculento?
Para fazer um peru suculento, você vai precisar de:
- 1 peru de cerca de 5 quilos, limpo e seco
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 dentes de alho amassados
- 1 cebola picada
- 1 xícara de chá de manteiga derretida
- 1 xícara de chá de vinho branco seco
- 1 xícara de chá de caldo de galinha
- 1 ramo de alecrim
- 1 ramo de tomilho
- 1 ramo de sálvia
- 1 folha de louro
- Barbante culinário
O modo de preparo é o seguinte:
- Pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma assadeira grande com um pouco de manteiga.
- Tempere o peru por dentro e por fora com sal, pimenta e alho. Recheie a cavidade com a cebola e metade das ervas. Amarre as pernas com o barbante e dobre as asas para baixo.
- Coloque o peru na assadeira e pincele com metade da manteiga. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 2 horas, regando de vez em quando com o líquido que se forma na assadeira.
- Em uma panela, misture o vinho, o caldo de galinha e o restante das ervas. Leve ao fogo médio e deixe ferver por 10 minutos, até reduzir um pouco.
- Retire o papel-alumínio do peru e pincele com o restante da manteiga. Aumente a temperatura do forno para 220°C e asse por mais 30 minutos, ou até que a pele fique dourada e crocante.
- Transfira o peru para uma travessa e cubra com papel-alumínio. Deixe descansar por 15 minutos antes de cortar.
- Coe o molho que ficou na panela e sirva à parte, em uma molheira.
Qual é a origem dessa receita?
A receita de peru assado é uma tradição que remonta aos tempos coloniais dos Estados Unidos, quando os primeiros colonos ingleses celebraram o Dia de Ação de Graças com os nativos americanos, em 1621. Na ocasião, eles compartilharam uma refeição com alimentos típicos da região, como milho, abóbora, batata-doce e peru selvagem.
O peru se tornou o símbolo dessa festa, que agradece a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano. Mais tarde, o peru também foi incorporado ao cardápio do Natal, como uma alternativa ao ganso ou ao porco, que eram mais comuns na Europa.
No Brasil, o peru foi introduzido pelos portugueses, que trouxeram a ave da África, onde ela era criada pelos mouros. O peru se adaptou bem ao clima tropical e passou a fazer parte da culinária brasileira, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, onde ele é preparado com temperos variados e recheios diversos.
Quais são os melhores acompanhamentos para o peru suculento?
O peru suculento pode ser servido com vários acompanhamentos, que vão desde os mais simples até os mais sofisticados. Aqui, vamos sugerir duas opções que combinam muito bem com o sabor da ave e que são fáceis de fazer:
- Farofa de frutas secas: em uma panela, refogue 2 colheres de sopa de manteiga, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 1 xícara de chá de damasco picado, 1 xícara de chá de uva-passa, 1 xícara de chá de nozes picadas, sal e pimenta a gosto. Junte 4 xícaras de chá de farinha de mandioca torrada e misture bem. Desligue o fogo e salpique salsinha picada.
- Salada de maionese: em uma tigela, misture 4 batatas cozidas e picadas, 2 cenouras cozidas e picadas, 1 lata de ervilha escorrida, 1 lata de milho escorrido, 1 maçã verde picada, 1 xícara de chá de maionese, sal e pimenta a gosto. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como preparar um peru suculento, seguindo algumas dicas infalíveis. Você viu quais são os ingredientes e o modo de preparo da receita, qual é a origem dessa tradição e quais são os melhores acompanhamentos para o prato.
Agora, você está pronto para surpreender a sua família e os seus amigos com um peru delicioso e suculento, que vai deixar a sua ceia de fim de ano ainda mais especial. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você.
Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos ouvir o que você tem a dizer. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!